Morada Engenharia comemora 40 anos com grandes obras
Empresa fundada pelo engenheiro civil Marcos Augusto Spinola de Castro, em Ribeirão Preto, construiu sua história olhando para o futuro e comprometida em trazer soluções para a cidade.
A Morada Engenharia e Projetos está prestes a comemorar 40 anos de atuação no mercado imobiliário da região de Ribeirão Preto unindo planejamento, inovação e visão de futuro. Fundada no final de 1981 pelo engenheiro civil Marcos Spinola de Castro, a empresa nasceu com a missão de antecipar as principais tendências do setor e trazer ao mercado os modernos conceitos de funcionalidade, beleza e racionalidade.
Fachada do escritório da Morada Engenharia e Projetos
Fachada do Edifício Mediterrâneo, no centro do Ribeirão: empreendimento inaugurou o uso de novas tecnologias como blocos tipo siporex e concreto celular.
Ao longo dessas quase quatro décadas de atuação, a Morada foi crescendo e se consolidando ao entregar empreendimentos de todos os seguimentos – residências, edifícios residenciais e comerciais e loteamentos mistos – que conquistaram a população com muita qualidade. Desde o início, em janeiro de 1982, a empresa garante inovação e, além da frente de engenharia e construção, trouxe os serviços no ramo imobiliário com a Morada Imóveis. “Foi uma grande novidade naquela época. A Morada foi pioneira ao unir os dois segmentos em um mesmo negócio e, a partir de então, os clientes foram beneficiados com um atendimento amplo e a facilitação de trâmites, como investidores no segmento imobiliário, que já tinham seus imóveis alugados ou vendidos, e seu retorno assegurado, o que resulta até hoje na enorme satisfação dos parceiros”, ressalta Marcos.
Grandes projetos
Todos os empreendimentos que levam a assinatura da Morada Engenharia e Projetos têm uma grande representatividade na história da companhia. Inclusive, sempre retratam o seu pioneirismo. É o caso do Edifício Mediterrâneo, um prédio de 11 andares, localizado na Rua Comandante Marcondes Salgado, que, em 1992, contou com novas tecnologias na utilização de materiais térmicos e acústicos, como blocos tipo siporex e concreto celular.
Outro exemplo é o Edifício Atlanta, no bairro Itamaraty, primeiro prédio baixo (subsolo + quatro pavimentos) com elevador e área de lazer comum na cobertura do prédio. Também fizeram história o Edifício Dr. Pedro José de Castro, erguido em 1986, e o Edifício Paulo de Castro Prado, de 1990. O primeiro que inaugurou o modelo de edificação vertical multifamiliar do Jardim Irajá, com edifícios baixos, e influenciou o desenvolvimento do bairro, predominantemente residencial e unifamiliar até então. Próximo dali, na Vila Seixas, também o primeiro edifício alto, agora com nove andares, lançado em 1989, sendo o primeiro do bairro, que também impulsionou o crescimento da região.
Fachada do Edifício Atlanta, no bairro Itamaraty: construído pela Morada, foi o primeiro prédio de quatro pavimentos com elevador e área de lazer comum na cobertura
O engenheiro civil Marcos Spinola de Castro, fundador e diretor da Morada Engenharia: vasto currículo com projetos de obras públicas e privadas.
A partir de 2009, loteamentos como o Parque das Oliveiras demonstraram a força da união de lotes residenciais, comerciais e industriais para a criação de um bairro especial para se viver e trabalhar. “Sempre buscamos trazer para Ribeirão tendências que oferecem inúmeras facilidades para a população”, afirma o fundador da Morada, que também já atuou no setor público como Secretário Municipal de Obras e Serviços; Diretor de Programação e Planejamento da Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (COHAB); Secretário de Planejamento e Gestão Ambiental; e Secretário de Planejamento e Gestão Pública, que lhe garantiu ampla bagagem para planejar o futuro.
Uma empresa pronta para o futuro
Como olhar para o futuro é um exercício sempre praticado pelo engenheiro Marcos Spinola de Castro e por toda a equipe que atua com ele na Morada Engenharia e Projetos e na Morada Imóveis, o que virá pela frente também deverá ser muito promissor. “Seguimos acompanhando tendências e oferecendo soluções que se traduzem em experiências cada vez mais positivas para o bem viver da população de Ribeirão Preto. A Morada seguirá planejando e construindo empreendimentos de sucesso que contribuem para a história da arquitetura e do urbanismo de nossa cidade”, completa Marcos.
O pioneirismo que sempre marcou a trajetória da empresa e do engenheiro está sendo mantido no Parque das Oliveiras, onde nascem os primeiros edifícios altos naquela área da Zona Oeste. Serão edifícios de 12, 13 e 14 andares, que deverão inaugurar uma nova era da região enquanto vetor de expansão urbana e de seu desenvolvimento.